sábado, 30 de janeiro de 2010

Tambores japoneses e emoção marcam solenidade de abertura


Um abraço de mil braços e o som de tambores gigantes japoneses (taiko), invocando os deuses da proteção e da luta, marcaram na noite de sexta-feira a abertura do II Camporee Escoteiro Gaúcho, no Parque Marechal Osório, em Tramandaí, a 125 quilômetros de Porto Alegre. Até o dia 2, 1.200 jovens de 15 Estados brasileiros e do Paraguai participam de atividades de aventura e de desafios, tendo o tema da sustentabilidade como referência.
Além da festa de integração, a grande notícia para os participantes é de que o Rio Grande do Sul vai se credenciar para sediar um Jamboree (evento mundial), no mesmo Parque Osório. “Organizamos uma programação inesquecível. Melhor do que o encontro é o reencontro”, disse o presidente da União dos Escoteiros do Brasil – Região do Rio Grande do Sul, Carlos Eduardo Chaise. Tão logo foi declarado aberto o II Camporee, um show de fogos de artifícios enfeitou ainda mais a iluminada noite de lua cheia.
Os participantes irão buscar respostas a questões como: de que forma reduzir o impacto humano no meio ambiente? Ou: como fazer para que o desenvolvimento não agrida tanto a natureza? Cada grupo irá desenvolver um tema dentro da sustentabilidade. Os escoteiros (jovens entre 11 e 14 anos) desenvolverão suas atividades em torno do tema alimentação, em parceria com a Emater, com oficinas (os escoteiros farão sucos e bolos com cascas de frutas que normalmente descartamos).

0 comentários: